A Especialidade

A ORTOPEDIA PEDIÁTRICA

Como sabemos a medicina é uma ciência dinâmica onde o conhecimento cresce, se modifica e evolui com o passar dos anos, havendo necessidade do surgimento dos especialistas, que estudam profundamente um ramo da medicina; ex. Cardiologista, Dermatologista, Pediatra, Ginecologista, Ortopedista, Neurologista, etc.

Algumas destas especialidades inclusive, evoluíram e cresceram tanto que se tornou impossível ao médico estudar e se dedicar de forma abrangente a toda a especialidade. É o caso da Ortopedia, que atualmente se divide em diversas subespecialidades (Joelho, Cirurgia da Mão, Coluna, Ortopedia Pediátrica, Tumores Ósseos, etc), permitindo ao profissional se dedicar, ter conhecimento profundo e experiência técnica em um dos ramos da especialidade.

A ORTOPEDIA PEDIÁTRICA é hoje uma subespecialidade bem definida dentro da Ortopedia, com sociedade própria (Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica), que promove cursos e congressos anualmente, e que conta com profissionais que se dedicam exclusivamente ao estudo e tratamento das patologias ortopédicas das crianças e adolescentes. A ORTOPEDIA PEDIÁTRICA é portanto uma especialidade ampla que estuda desde as mal-formações congênitas dos membros superiores e inferiores, passando pelos distúrbios do desenvolvimento articular e postural, doenças neuro-musculares como paralisia cerebral e mielomeningocele, até as afecções traumáticas envolvendo as crianças, como por exemplo as fraturas.

Na sessão “Patologias Ortopédicas” deste site, descreverei algumas destas doenças ou deformidades ortopédicas infantis, de forma resumida e com linguagem o mais acessível possível, pois acredito que a informação é uma “arma” importante como coadjuvante em qualquer tratamento médico.