Joelho Valgo

O que é ?

Também chamado de GENO VALGO, é uma condição na qual a criança apresenta os joelhos muito juntos (encostados) enquanto os tornozelos se afastam. Ver figura abaixo.

Joelho Valgo
Figura 1
Criança de 4 anos com geno valgo.

Quando e porque ocorre?

Muito importante é atentar para o fato de que o geno valgo é normal em uma fase do desenvolvimento da criança, em geral dos 3 aos 7 anos de idade. Neste caso chamamos de geno valgo fisiológico. A deformidade não é muito acentuada, é simétrica e regride espontaneamente a partir desta idade. As crianças mais pesadas (obesas) podem ter dificuldades nesta regressão espontânea.

Entretanto em algumas situações em que a deformidade é muito acentuada ou naquelas crianças mais velhas em não houve regressão, será necessário tratamento ortopédico.

O diagnóstico

Será feito através do exame clínico e radiográfico da criança. Importante sempre avaliarmos a simetria da deformidade, pois quando assimétrica poderá haver algum tipo de diferença de comprimento nos membros inferiores.

O tratamento

Naquelas crianças menores (3 – 7anos) com deformidades muito acentuadas, eu utilizo botas ortopédicas com saltos inclinados que forcem o joelho para a posição correta. Nas crianças mais velhas podem ser usados aparelhos ortopédicos de uso noturno para correção. Nos pré-adolescentes com joelho valgo grave, poderá ser necessário o tratamento cirúrgico.