Joelho Varo

O que é?

Também chamado de GENO VARO, é uma condição na qual a criança apresenta os joelhos bem afastados (abertos) enquanto os tornozelos se aproximam. Ver figura abaixo.

Figura 1

Criança de 1,5 anos com geno varo fisiológico.

Quando e porque ocorre?

Muito importante é atentar para o fato de que o geno varo pode ser normal na criança do zero aos 2,5 anos de idade. Neste caso chamamos de geno varo fisiológico. A deformidade não é muito acentuada, é simétrica e regride espontaneamente do início da marcha (1ano) até no máximo 2,5anos. As crianças mais pesadas (obesas) podem ter dificuldades nesta regressão espontânea.

Porém há algumas doenças ortopédicas que podem causar geno varo, nestes casos chamamos de geno varo patológico. As principais causas são:

1. Deficiência de vitamina D – faz com que a criança tenha menos cálcio no organismo e portanto tenham ossos mais fracos que “entortam” com o peso do corpo.
  2. Tíbia vara de Blount – doença que afeta o crescimento da tíbia próxima ao joelho que faz com que este fique varo. Pode ser uni ou bilateral.
  3. Síndromes genéticas – criança além do joelho varo apresenta várias outras alterações ortopédicas.

Será feito através do exame clínico e radiográfico da criança. Pode ser necessário algum tipo de exame de sangue.

O diagnóstico pode ser difícil na criança muito pequena, muitas vezes temos que aguardar a idade de dois anos para concluirmos se está ou não havendo regressão da deformidade. E os sinais radiográficos de geno varo patológico podem demorar a aparecer na radiografia.

Dependerá do diagnóstico. Nos casos de geno varo fisiológico, apenas acompanhamento. As crianças obesas podem necessitar de algum tipo de aparelho ortopédico, além é claro da correção do excesso do peso.

Nos casos mais graves, como a tíbia vara de Blount, são usados aparelhos ortopédicos de uso noturno que forçam a correção do joelho. Podem ser necessários vários anos de tratamento.